PAC Equipamentos: renda para agricultura familiar e emprego para as indústrias

Pepe Vargas, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, comandou o PAC Equipamentos, programa do gover- no DILMA que doa equipamentos para municípios com até 50 mil habitantes para que melhorem as estradas vicinais. São 18.073 máquinas, entre retroes- cavadeiras, motoniveladoras, cami- nhões-caçamba, pás carregadeiras e caminhões-pipa, beneficiando 5.061 municípios e 24,7 milhões de pessoas que moram no meio rural (83% da po- pulação rural brasileira). No Rio Grande do Sul, 455 municípios são beneficiados.

Além de melhorar a vida da população rural, o PAC Equipamentos gera empregos na indústria brasileira. Isso foi possível graças a mudanças na lei feitas pela presidenta Dilma, que permitiram a adoção de margens de preferência para as empresas brasileiras nas compras realizadas pelo governo.

É o maior programa de compras públicas deste gênero em escala mundial — teve um investimento de R$ 5 bilhões.

Veja o que alguns prefeitos de municípios riograndenses, contemplados pelo programa, dizem:

“O PACMáquinas veio ao encontro de uma das maiores necessidades dos pequenos municípios, programa que jamais nenhum governo federal promoveu antes. Essa importante economia que fizemos aumentou em muito os recursos para serem aplicados na agricultura familiar”.

Sérgio Marasca (PT), Westfália.

“Fundamental a importância deste programa que vai fomentar o desenvolvimento das pequenas propriedades do interior. Graças ao MDA, vamos melhorar a vida de quem trabalha na terra”.

Lídio Scortelagna (PMDB), Flores da Cunha.

”O Governo e o MDA olharam de forma única e diferenciada para os pequenos municípios. Viram as nossas dificuldades e facilitaram nosso trabalho doando as máquinas que melhoram nossas estradas. O Ministro Pepe trouxe o Governo para mais perto das pequenas cidades.”

Lourenço Delai (PDT), Coronel Pilar.

“Somos muito gratos. Nosso maquinário era velho e gastávamos muito em manutenção. Quando se tem um Ministério atuante como esse, todos ganham: o município, o interior e a região. Só temos a agradecer a eficiência do Pepe no comando de um programa tão importante como esse”.

Régis Hahn (PP), Nova Petrópolis

Relacionados