Frente pela Democracia, Soberania e Direitos do Povo Brasileiro é lançada no Rio Grande do Sul

Coletivo foi lançado na noite desta quinta-feira, no teatro Dante Barone, com representação de partidos do campo progressista e dos movimentos sociais

Fotos: Claiton Stumpf

O Rio Grande do Sul reafirmou na noite desta quinta-feira (26) seu compromisso na resistência contra o golpe. Sete partidos do campo progressista (PT, PCdoB, PSB, PCO, PSOL, PCB e PDT) e as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular lançaram, no Teatro Dante Baroni, da Assembleia Legislativa, a Frente pela Democracia, Soberania e Direitos do Povo Brasileiro.
Sem finalidades eleitorais, a Frente tem o objetivo de organizar ações políticas de resistência aos ataques às liberdades democráticas, direitos sociais e patrimônio nacional, assim como o combate à violência política disseminada pela extrema direita no País. “Essa frente visa construir um país melhor”, sintetizou o deputado federal Pepe Vargas (PT-RS), que também preside o diretório estadual do partido.
O parlamentar defendeu ainda a unidade das esquerdas para enfrentar os ataques às liberdades democráticas e o desmonte de direitos políticos e sociais conquistados ao longo de mais de um século de luta e para a luta pela soberania e a preservação do patrimônio nacional — essencial para garantir o desenvolvimento econômico e a prosperidade do povo brasileiro. “Atos como esse são importantes, mas precisamos também levar essa unidade aos movimentos sociais, para as ruas. Mesmo que tenhamos candidaturas distintas, temos que desde já palmilhar o espaço para ali à frente, seja no segundo turno, eleger um governo para os trabalhadores”.
Para Pepe, a unidade dos sete partidos e dos movimentos sociais deve buscar resgatar o que o golpe roubou dos brasileiros. E isso, segundo o parlamentar, passa pelo resgate de alguns símbolos. “Abrimos este ato cantando o hino nacional, mas precisamos empunhar também a bandeira do Brasil que, assim como as panelas, está em mãos erradas. Quem defende o Brasil somos nós, não eles”.

Relacionados