Pesquisar
Close this search box.

Pepe Vargas presta homenagem aos 75 anos da Marcopolo

Picture of Pepe Vargas

Pepe Vargas

Os 75 anos da Marcopolo, de Caxias do Sul, foram destaque no período do Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (9), por iniciativa do deputado Pepe Vargas (PT). Ele ressaltou que atualmente ela é uma das maiores empresas do mundo dedicada à construção de soluções para o transporte de passageiros. Mencionou a relevância da indústria não só por gerar empregos, mas também por sempre inovar e ser um motor do desenvolvimento.

Pepe rememorou a história da empresa e a comemoração do aniversário no próximo dia 6 de agosto, marcando suas Bodas de Brilhante. “Se bodas representam uma união, podemos afirmar que é este sentimento de parceria, de pertencimento que a Marcopolo representa para a cidade de Caxias do Sul e para o nosso estado. E o que significa o brilhante? O brilhante é o diamante lapidado com uma técnica bem específica. E é a esta trajetória de lapidação que queremos render nossas homenagens neste Grande Expediente”, iniciou discursando o deputado, no Plenário 20 de Setembro. Ele mencionou que foi nesse dia, em agosto de 1949, que se instalava em Caxias do Sul o diamante Nicola & Companhia LTDA. A empresa, que se tornou pioneira na fabricação de carrocerias de ônibus, iniciou suas atividades com Paulo Belini, mais sete sócios e 15 funcionários.

Foi num pavilhão na esquina da 13 de Maio com a rua 18 do Forte que foram produzidas, em 1952, as primeiras carrocerias de aço. “Apenas cinco anos depois o espaço ficou pequeno. O aumento da produção veio acompanhado de um novo endereço, no bairro Planalto. Em 1961 a companhia assinou seu primeiro contrato de exportação com uma empresa de transportes do Uruguai”, recordou Pepe. Como no “processo de lapidação de um diamante”, dinâmica semelhante marcou o crescimento e a inovação da Marcopolo em sua trajetória. Assim, mencionou que ao longo dos anos a empresa vem colecionando lançamentos no mercado de transporte de passageiros.

Participaram o diretor de Operações Comerciais, Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan; o diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, Ruben Antônio Bisi; subdefensora Pública-Geral, Dra. Aline Correa Lovatto; a presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Marisol Santos; o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; o ex-deputado federal e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo, entre outros.

LANÇAMENTOS – O deputado mencionou lançamentos da Marcopolo. Em 1968 a empresa lançou o ônibus Marcopolo no VI Salão do Automóvel em São Paulo. Em 1970 apresentou ao mercado o Marcopolo II, carro-leito com modelos desde 18 poltronas-cama até opções com 45 lugares. Em 1978 a companhia, mais uma vez, foi vanguarda no transporte nacional, ao lançar o Marcopolo III Articulado, primeiro ônibus rodoviário intermunicipal articulado a ser produzido no país. E em 1979 inovou mais uma vez, ao fabricar o Trolebus, modelo desenvolvido para o transporte urbano movido por eletricidade.

CRESCIMENTO–A década de 80 foi marcada pela inauguração da Unidade de Ana Rech e por mais inovação, com a Geração IV: Viaggio, Paradiso, Strada, Urbano Torino e Micro Sênior, outros lançamentos. “E em 1988 o processo de lapidação recebeu uma nova e importante ferramenta, a Fundação Marcopolo, que cumpre importantíssimo papel social e cultural no estado. Os anos 90 confirmaram a meta idealizada por Belini e sócios em 1949: investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia e expansão. Em 1991, a empresa inaugurou sua Escola de Formação Profissional”, relatou o Pepe Vargas, comemorando essa expansão.
Na década, prosseguiu o deputado, marcaram lançamentos da Geração V: Viaggio 850, Viaggio 1000, Paradiso 1150 e Paradiso 1450, além de outras duas novidades do rodoviário Paradiso 1800 Double Decker, o primeiro ônibus brasileiro de dois andares. Com os anos 2000 veio a Geração VI e a marca de 200 mil unidades produzidas, conforme destacou.

RECONHECIMENTOS-Com a visão de trabalhar com pessoas para atender as pessoas, com foco nos passageiros, a Marcopolo obteve, nesta década, importantes reconhecimentos, os quais foram lembrados na tribuna da Assembleia Legislativa: o Prêmio AutoData na categoria Melhor Empresa Encarroçadora de Ônibus; o Prêmio Destaque no Marketing concedido pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN); a eleição como Fabricante de Ônibus do Ano na Europa (2004); e a indicação como uma das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina.

Em 2008 a companhia lançou o Projeto Envolver, programa que promove a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. Por seus resultados, o programa conquistou o Prêmio ESARH 2014 na modalidade Gestão de Pessoas. Em 2009, trilhando o caminho da inovação, a Marcopolo apresentou a Geração VII: Paradiso 1200, Paradiso 1050, Viaggio 900 e Viaggio 1050. De 2010 a 2020 outros novos modelos foram lançados e a Marcopolo atingiu a marca de 400 mil unidades produzidas. Entre as novidades estava o novo Torino, um dos modelos mais vendidos do Brasil, além do Audace e do Viale BRT. Nesta década, novas premiações entraram para a história da companhia, como o título de empresa do ano e de melhor Autoindústria, concedido pela Revista Exame.

SEQUÊNCIA-Em 2017 a empresa despediu-se de seu presidente emérito Paulo Bellini. A responsabilidade de levar adiante a tradição de inovar de forma contínua coube a Mauro Gilberto Bellini, James Bellini e Paulo Pacheco Bellini, rememorou o deputado durante a homenagem. “O legado de Paulo Bellini se renova cotidianamente, numa verdadeira jornada pelo avanço da mobilidade no Brasil e no mundo. Por ocasião do anúncio das comemorações dos 75 anos, a direção da Marcopolo reafirmou sua motivação: inovar desde sempre para transformar o modo como as pessoas se locomovem, encurtando distâncias e aumentando conexões em cada viagem”, declarou Pepe.

PEÇAS–Segundo enalteceu o deputado, neste processo permanente de lapidação daquele diamante de 1949, a empresa lançou, em 2020, a maior plataforma de vendas de peças de ônibus, a Marcopolo Parts, e a Biosafe, plataforma para retomada segura do transporte de passageiros. Em 2021 a companhia lançou a sua Geração VIII e a Marcopolo Collection. Ele reconheceu, durante o Grande Expediente, todas ações voltadas ao meio ambiente e o desenvolvimento de ônibus elétricos.

INOVAÇÃO-“É com esta história, forjada por seus pioneiros e por milhares de trabalhadores e trabalhadoras que passaram por suas unidades, que a Marcopolo chega aos seus 75 anos presente nos cinco continentes, em 140 países, com quinze fábricas”, frisou, ressaltando que a empresa é comprometida redução da pegada de carbono no setor de transporte.

Destacou, por fim, o compromisso da empresa com a sustentabilidade e com a satisfação do passageiro, destacando-a em nível mundial. “E foi com esse diferencial que a empresa decidiu marcar a comemoração dos seus 75 anos. No mês passado, a Marcopolo anunciou a ampliação da capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600 metros quadrados em Caxias do Sul. Neste espaço serão fabricados, integralmente, 100% dos veículos nacionais, destinados ao transporte ferroviário de passageiros no Brasil e na América Latina. Para quem sempre acreditou em inovação, nada melhor do que comemorar seu aniversário participando do maior evento da América Latina voltado ao transporte e mobilidade, o Lat.Bus, no qual a Marcopolo marcará presença entre os dias 6 e 8 de agosto, em São Paulo”.

Em aparte falaram Elizando Sabino (PRD), Luiz Fernando Mainardi (PT), Neri, O Carteiro (PSDB), Prof. Claudio Branchieri (Podemos), Paparico Bacchi (PL), Carlos Búrigo (MDB), Airton Artus (PDT), Elton Weber (PSB) e Guilherme Pasin (PP). Em nome da Mesa Diretora, se somou às homenagens o presidente do Parlamento gaúcho, Adolfo Brito (PP).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas