Os 75 anos da Marcopolo, de Caxias do Sul, foram destaque no período do Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (9), por iniciativa do deputado Pepe Vargas (PT). Ele ressaltou que atualmente ela é uma das maiores empresas do mundo dedicada à construção de soluções para o transporte de passageiros. Mencionou a relevância da indústria não só por gerar empregos, mas também por sempre inovar e ser um motor do desenvolvimento.
Pepe rememorou a história da empresa e a comemoração do aniversário no próximo dia 6 de agosto, marcando suas Bodas de Brilhante. “Se bodas representam uma união, podemos afirmar que é este sentimento de parceria, de pertencimento que a Marcopolo representa para a cidade de Caxias do Sul e para o nosso estado. E o que significa o brilhante? O brilhante é o diamante lapidado com uma técnica bem específica. E é a esta trajetória de lapidação que queremos render nossas homenagens neste Grande Expediente”, iniciou discursando o deputado, no Plenário 20 de Setembro. Ele mencionou que foi nesse dia, em agosto de 1949, que se instalava em Caxias do Sul o diamante Nicola & Companhia LTDA. A empresa, que se tornou pioneira na fabricação de carrocerias de ônibus, iniciou suas atividades com Paulo Belini, mais sete sócios e 15 funcionários.
Foi num pavilhão na esquina da 13 de Maio com a rua 18 do Forte que foram produzidas, em 1952, as primeiras carrocerias de aço. “Apenas cinco anos depois o espaço ficou pequeno. O aumento da produção veio acompanhado de um novo endereço, no bairro Planalto. Em 1961 a companhia assinou seu primeiro contrato de exportação com uma empresa de transportes do Uruguai”, recordou Pepe. Como no “processo de lapidação de um diamante”, dinâmica semelhante marcou o crescimento e a inovação da Marcopolo em sua trajetória. Assim, mencionou que ao longo dos anos a empresa vem colecionando lançamentos no mercado de transporte de passageiros.
Participaram o diretor de Operações Comerciais, Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan; o diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, Ruben Antônio Bisi; subdefensora Pública-Geral, Dra. Aline Correa Lovatto; a presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Marisol Santos; o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; o ex-deputado federal e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo, entre outros.
LANÇAMENTOS – O deputado mencionou lançamentos da Marcopolo. Em 1968 a empresa lançou o ônibus Marcopolo no VI Salão do Automóvel em São Paulo. Em 1970 apresentou ao mercado o Marcopolo II, carro-leito com modelos desde 18 poltronas-cama até opções com 45 lugares. Em 1978 a companhia, mais uma vez, foi vanguarda no transporte nacional, ao lançar o Marcopolo III Articulado, primeiro ônibus rodoviário intermunicipal articulado a ser produzido no país. E em 1979 inovou mais uma vez, ao fabricar o Trolebus, modelo desenvolvido para o transporte urbano movido por eletricidade.
CRESCIMENTO–A década de 80 foi marcada pela inauguração da Unidade de Ana Rech e por mais inovação, com a Geração IV: Viaggio, Paradiso, Strada, Urbano Torino e Micro Sênior, outros lançamentos. “E em 1988 o processo de lapidação recebeu uma nova e importante ferramenta, a Fundação Marcopolo, que cumpre importantíssimo papel social e cultural no estado. Os anos 90 confirmaram a meta idealizada por Belini e sócios em 1949: investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia e expansão. Em 1991, a empresa inaugurou sua Escola de Formação Profissional”, relatou o Pepe Vargas, comemorando essa expansão.
Na década, prosseguiu o deputado, marcaram lançamentos da Geração V: Viaggio 850, Viaggio 1000, Paradiso 1150 e Paradiso 1450, além de outras duas novidades do rodoviário Paradiso 1800 Double Decker, o primeiro ônibus brasileiro de dois andares. Com os anos 2000 veio a Geração VI e a marca de 200 mil unidades produzidas, conforme destacou.
RECONHECIMENTOS-Com a visão de trabalhar com pessoas para atender as pessoas, com foco nos passageiros, a Marcopolo obteve, nesta década, importantes reconhecimentos, os quais foram lembrados na tribuna da Assembleia Legislativa: o Prêmio AutoData na categoria Melhor Empresa Encarroçadora de Ônibus; o Prêmio Destaque no Marketing concedido pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN); a eleição como Fabricante de Ônibus do Ano na Europa (2004); e a indicação como uma das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina.
Em 2008 a companhia lançou o Projeto Envolver, programa que promove a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. Por seus resultados, o programa conquistou o Prêmio ESARH 2014 na modalidade Gestão de Pessoas. Em 2009, trilhando o caminho da inovação, a Marcopolo apresentou a Geração VII: Paradiso 1200, Paradiso 1050, Viaggio 900 e Viaggio 1050. De 2010 a 2020 outros novos modelos foram lançados e a Marcopolo atingiu a marca de 400 mil unidades produzidas. Entre as novidades estava o novo Torino, um dos modelos mais vendidos do Brasil, além do Audace e do Viale BRT. Nesta década, novas premiações entraram para a história da companhia, como o título de empresa do ano e de melhor Autoindústria, concedido pela Revista Exame.
SEQUÊNCIA-Em 2017 a empresa despediu-se de seu presidente emérito Paulo Bellini. A responsabilidade de levar adiante a tradição de inovar de forma contínua coube a Mauro Gilberto Bellini, James Bellini e Paulo Pacheco Bellini, rememorou o deputado durante a homenagem. “O legado de Paulo Bellini se renova cotidianamente, numa verdadeira jornada pelo avanço da mobilidade no Brasil e no mundo. Por ocasião do anúncio das comemorações dos 75 anos, a direção da Marcopolo reafirmou sua motivação: inovar desde sempre para transformar o modo como as pessoas se locomovem, encurtando distâncias e aumentando conexões em cada viagem”, declarou Pepe.
PEÇAS–Segundo enalteceu o deputado, neste processo permanente de lapidação daquele diamante de 1949, a empresa lançou, em 2020, a maior plataforma de vendas de peças de ônibus, a Marcopolo Parts, e a Biosafe, plataforma para retomada segura do transporte de passageiros. Em 2021 a companhia lançou a sua Geração VIII e a Marcopolo Collection. Ele reconheceu, durante o Grande Expediente, todas ações voltadas ao meio ambiente e o desenvolvimento de ônibus elétricos.
INOVAÇÃO-“É com esta história, forjada por seus pioneiros e por milhares de trabalhadores e trabalhadoras que passaram por suas unidades, que a Marcopolo chega aos seus 75 anos presente nos cinco continentes, em 140 países, com quinze fábricas”, frisou, ressaltando que a empresa é comprometida redução da pegada de carbono no setor de transporte.
Destacou, por fim, o compromisso da empresa com a sustentabilidade e com a satisfação do passageiro, destacando-a em nível mundial. “E foi com esse diferencial que a empresa decidiu marcar a comemoração dos seus 75 anos. No mês passado, a Marcopolo anunciou a ampliação da capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600 metros quadrados em Caxias do Sul. Neste espaço serão fabricados, integralmente, 100% dos veículos nacionais, destinados ao transporte ferroviário de passageiros no Brasil e na América Latina. Para quem sempre acreditou em inovação, nada melhor do que comemorar seu aniversário participando do maior evento da América Latina voltado ao transporte e mobilidade, o Lat.Bus, no qual a Marcopolo marcará presença entre os dias 6 e 8 de agosto, em São Paulo”.
Em aparte falaram Elizando Sabino (PRD), Luiz Fernando Mainardi (PT), Neri, O Carteiro (PSDB), Prof. Claudio Branchieri (Podemos), Paparico Bacchi (PL), Carlos Búrigo (MDB), Airton Artus (PDT), Elton Weber (PSB) e Guilherme Pasin (PP). Em nome da Mesa Diretora, se somou às homenagens o presidente do Parlamento gaúcho, Adolfo Brito (PP).