A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa acolheu, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (12), o Projeto de Lei 550/2023, de autoria do deputado Pepe Vargas, que institui no Calendário Oficial de Eventos e datas comemorativas do Estado do Rio Grande do Sul, o terceiro domingo de cada mês como o dia da Feira da Maesa Cultural. A ideia de incluir a feira no Calendário Oficial surgiu durante audiência pública, realizada pelo parlamentar, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, em julho do ano passado. O PL 550/2023 agora segue para análise de mérito.
Conforme o deputado Pepe, a Feira Maesa Cultural tem grande importância para a comunidade de Caxias do Sul. Trata-se de um evento que reúne centenas de expositores, artistas, vendedores e populares, com gastronomia diversa, bancas com produtos e artistas de palco que interpretam diferentes gêneros musicais. Pessoas de vários lugares do Estado se organizam para participar da Feira. “Por ser um evento que movimenta fortemente a cultura, o desenvolvimento econômico, o turismo e a geração de emprego e renda, é muito importante que este evento possa se consolidar de vez não apenas em Caxias do Sul, mas na Serra e no Estado do Rio Grande do Sul como um todo”, justifica Pepe.
Por outro lado, durante a reunião de hoje da CCJ, o projeto proposto pelos deputados do PT, que institui política de valorização dos pisos salariais regionais do Rio Grande do Sul, recebeu pedido de vistas do deputado governista Marcus Vinícius (PP), e só voltará à apreciação na próxima semana.
Texto: Claiton Stumpf – MTb 9747
Edição: Silvana Gonçalves
Foto: Google Imagens