Pesquisar
Close this search box.

Deputado leva à comissão da Assembleia projeto de estudantes Caxienses para o enfrentamento de cheias em pequenos Municípios

Picture of Pepe Vargas

Pepe Vargas

Alunos do Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul -CETEC UCS- apresentaram na manhã desta quarta-feira (30), na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, um projeto de escoamento e drenagem para o município de Muçum.

O projeto foi desenvolvido por 3 alunos do segundo ano do ensino médio. Eles apresentaram um plano de drenagem urbana e resiliência frente a efeitos climáticos extremos. Segundo Felipe Tomasi Caliendo, um dos alunos responsável pelo projeto, a escolha pelo Município de Muçum se deve pela falta de ajuda que pequenas cidades têm em eventos climáticos extremos como o que aconteceu, “ a gente viu que tem municípios que sofrem tanto quanto Porto Alegre e outras cidades grandes, mas não tem tanta ajuda, faltam dados e estudos de prevenção, por isso detalhamos tudo que seria necessário implantar no projeto voltado a pequenas cidades. E é um planejamento que traz uma metodologia que pode ser aplicada em outros municípios da bacia taquari/antas que também sofrem com as calamidades climáticas”,

A qualidade do projeto impressionou o deputado Pepe Vargas que convidou os alunos e professores para que apresentassem o estudo na comissão de saúde. Pepe parabenizou professores e estudantes envolvidos pelo nível do estudo, “ o projeto destes estudantes me chamou a atenção, é praticamente uma minuta de projeto de lei, merece ser avaliado com atenção. Por isso, através da comissão de saúde, vou solicitar que o estudo seja encaminhado e avaliado pela prefeitura de Muçum, pela UNIVATES e prelas secretarias de planejamento do estado e do meio ambiente, é através deste tipo de iniciativa é que podemos encontrar soluções que melhorem a qualidade de vida dos municípios que sofrem com as cheias. ”

Muçum tem 4 mil habitantes e foi destruída 3 vezes pelas cheias que atingiram o estado. Na última, em maio deste ano, o nível do Rio Taquari superou 25 metros e provocou a destruição de 80% da zona urbana e deslizamentos no entorno de Muçum ,5 mil habitantes ficaram isolados.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas