Pesquisar
Close this search box.

Deputados visitam sede da União Química em SP

Pepe Vargas

Pepe Vargas

Uma comitiva da Assembleia Legislativa esteve na sede da União Química, em São Paulo, nesta sexta-feira (5), para articular a compra da vacina contra a Covid-19 para o Rio Grande do Sul. A farmacêutica detém acordo para produção da fórmula russa contra o coronavírus no Brasil. O presidente do Parlamento, deputado Gabriel Souza (MDB), foi acompanhado dos deputados Vilmar Lourenço (PSL) e Patrícia Alba (MDB), ambos integrantes da Comissão Externa de acompanhamento do processo de imunização da população gaúcha contra a doença, e do presidente do Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Sul (Lide-RS), Eduardo Fernandez. De forma virtual, o coordenador da Comissão, deputado Pepe Vargas (PT), acompanhou a visita.

Preocupado com a importância na celeridade da imunização, Gabriel organizou o encontro e a entrega de um ofício reforçando o interesse do RS em adquirir a vacina para a população gaúcha, assim como já manifestado pelo Governo do RS. “Estamos fazendo todos os movimentos necessários para que as doses sejam aplicadas o mais breve possível. São ações importantes para evitar o surgimento de variantes da doença e para o retorno das atividades”, destacou o presidente.

Segundo o vice-presidente comercial para a linha de saúde humana da companhia, Vagner Nogueira, a fábrica de Guarulhos (SP) vai produzir a Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia. A expectativa da empresa é iniciar o envase de 10 milhões de doses (importadas para o Governo Federal) em abril e, a partir de junho, iniciar a produção no país, que deve alcançar a marca de 8 milhões de unidades por mês. Em relação ao preço da vacina, Nogueira informou que cada aplicação deve custar US$ 13,6. Considerando o valor atual do dólar, duas doses devem sair por cerca de R$ 153,00.

O deputado Pepe Vargas, que também é médico, ressaltou que o Instituto Gamaleya é uma referência na elaboração de imunizantes. “Foi uma reunião fundamental para esclarecer o potencial de fornecimento de vacina da União Química, que afirmou ter condições de, a partir de junho, produzir aqui no Brasil. Precisamos disso”, disse o parlamentar.

Ações da AL pela vacina

Entre as ações da Assembleia Legislativa para garantir a vacina para os gaúchos, estão a votação para autorizar o Executivo a adquirir as doses, a criação de uma Comissão de Representação Externa para acompanhar a imunização no Estado, o pedido de antecipação da vacinação dos professores e trabalhadores da educação e ainda a entrega de um documento formalizando a intenção de comprar os imunizantes junto à empresa União Química, reforçado com a visita de hoje.

Agendas em SP

A agenda faz parte de uma série de compromissos da Assembleia Legislativa no estado de SP. O presidente da Casa, deputado Gabriel Souza esteve na quinta-feira (4) na Assembleia de SP, no Centro de Liderança Pública (CLP) e na sede da Organização Comunitas, onde também articulou ações para qualificar a gestão do Parlamento gaúcho. Ainda nesta sexta-feira, está previsto um encontro com o governador de SP, João Dória (PSDB).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas