O lançamento do livro e a homenagem aos pioneiros, faz parte da programação que celebra o sucesso do pavilhão mais atrativo do Parque de Exposições Assis Brasil, de Esteio.
O livro “25 Anos da Agricultura Familiar na Expointer – do desafio ao sucesso” vai ser lançado na segunda-feira às 17h30, na Casa da Ocergs, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio. Ele traz um resgate da inclusão da agricultura familiar no espaço público da Expointer.
O pavilhão existe desde 1999, quando foi criado pelo governo Olívio Dutra (PT). Naquele ano, 30 produtores foram instalados sob uma lona. Ao longo dos anos, a produção da agricultura familiar foi ganhando visibilidade. Hoje é um dos espaços mais procurados do evento.
O deputado Pepe Vargas, que foi ministro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), lembra que os 7 mil metros quadrados de área, com toda a infraestrutura, sempre contou com o apoio do ministério,“A presença da Agricultura Familiar trouxe diversidade à Expointer. O Pavilhão da Agricultura Familiar é o lugar mais visitado pelo público, comprovando que a Agricultura que produz alimentos para o mercado interno é estratégica para o país. ”
Este ano o pavilhão conta com a presença de 413 expositores que vão disponibilizar para a compra e consumo uma variedade de embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.