Pesquisar
Close this search box.

Na Conferência Estadual da Saúde Pepe Vargas destaca importância da Atenção Básica

Pepe Vargas

Pepe Vargas

A luta pela reconstrução do Sistema Único de Saúde, redução de filas, valorização de servidores, plano de carreira e ampliação de orçamento do SUS, são pontos debatidos durante a 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

O encontro, realizado de quatro em quatro anos, tem como objetivo avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde.

O deputado Pepe Vargas (PT), que preside a Frente pelo Fortalecimento do SUS, participou da Conferência e destacou a importância que é preciso ter com a atenção básica adequadamente organizada, que tenha recursos e possa fazer aquilo, que segundo ele, é a essência do sistema único de Saúde.

“É importante dizer que a desconstrução do SUS não passou apenas pela retirada de recursos, mas também pela redistribuição interna de recursos que fragilizou a atenção básica à saúde, fragilizou a vigilância em saúde, questões fundamentais para termos um sistema adequado. De nada adiantará colocarmos mais recursos só na média e alta complexidade, se não tivermos uma atenção básica adequada. ”

Este é um dos temas de debate na Frente Parlamentar pelo Fortalecimento do SUS, proposta pelo deputado Pepe. A frente vai promover audiências para ouvir a sociedade, gestores, entidades, trabalhadores e usuários. “A fragilidade do Sistema Único, é resultado do desmonte pelo qual a saúde pública tem passado. Nos últimos anos o SUS foi maltratado, desprotegido e fragilizado”, finalizou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas