O deputado estadual Pepe Vargas (PT), presente no Ato Público em defesa do SUS, da vida e da democracia, nesta terça-feira (4), destacou a importância da 17ª Conferência Nacional de Saúde no processo de reconstrução do SUS. “O SUS esta sendo reconstruído agora dentro daquilo que a ciência determina, dentro do processo democrático do controle social e como um direito de todo o povo brasileiro. Viva o SUS”, comemorou.
O Ato Público, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, teve como objetivo mobilizar a sociedade em geral e participantes da Conferência, chamando a atenção da população para a importância do Sistema Único de Saúde e do processo da Conferência Nacional de Saúde. “A Conferência abre expectativas positivas para os usuários e trabalhadores do SUS. Estamos otimistas com os resultados que estão surgindo, através do diálogo, da diversidade e representatividade, por um SUS mais inclusivo e universal”, destacou.
Maior evento de participação social voltado à Saúde Pública do país, a 17ª Conferência Nacional de Saúde começou neste domingo (2) e segue até quarta-feira, dia 05, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, CICB. São mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações debatendo políticas públicas e propostas para fortalecer o SUS.
Segundo os organizadores, devem ser discutidas e deliberadas cerca de 1,5 mil propostas e diretrizes sobre o acesso da população à Saúde e o fortalecimento do SUS. As medidas aprovadas na conferência devem servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.