Presidente da Assembleia abre diálogo com as prefeituras sobre crescimento sustentável

Foto de Pepe Vargas

Pepe Vargas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), em visita à Região Sul do estado, apresentou, nesta quinta-feira (6), a proposta do Parlamento de debater o crescimento sustentável do Rio Grande do Sul. Através do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, espaço de diálogo da Assembleia com a sociedade, a pauta tem foco no “Crescimento Sustentável”.

Em visita às prefeituras de Bagé, Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul, o presidente da Assembleia apontou que o Rio Grande tem uma economia diversificada, com um setor de serviços considerável, a agropecuária reconhecidamente forte, além de ser um dos principais polos industriais do país. No entanto, há alguns anos o estado diminui o seu peso na economia da região sul e no plano nacional. O Rio Grande do Sul era responsável por 6,6% do Produto Interno Bruto nacional, em 2002. Em 2022 caiu para 5,8% a participação do estado. “Precisamos crescer, mas com sustentabilidade social e ambiental. Precisamos produzir com mais cuidado com o meio ambiente, distribuindo melhor a renda e reduzindo desigualdades entre as nossas diversas regiões”, disse Pepe Vargas.

O presidente destacou ainda que, após as tragédias climáticas que o estado vivenciou, é incontornável a necessidade de um pacto pela transição energética e de uma transformação ecológica nos sistemas produtivos, na ocupação do território e no uso dos nossos recursos naturais. Ele acredita que a sociedade, em sua maioria, compreendeu que as mudanças do clima existem e que medidas precisam ser tomadas.

O parlamentar lembrou que tanto o Governo Federal quanto o Governo do Estado têm propostas, e essas precisam ser analisadas se estão adequadas e suficientes. O presidente da Assembleia adiantou ainda que este diálogo, poderá conduzir a um pacto que permitirá a elaboração de um documento com diretrizes para o Crescimento Sustentável do Rio Grande do Sul, aproveitando oportunidades que a transição energética e a transformação ecológica abrirão, em termos de novos investimentos, de pesquisa e inovação, de capacitação de recursos humanos e empregos de maior remuneração.

A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira, avaliou que a iniciativa vai qualificar o debate sobre sustentabilidade. “É nesse espaço que vamos discutir os grandes temas que envolvem geração de emprego e renda para o povo gaúcho, em especial a Metade Sul, a partir do desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

O prefeito de Bagé, Luís Fernando Mainardi, ao receber a visita do presidente, destacou que o município e a região da campanha gaúcha têm um potencial enorme na produção de energia limpa e, através disso, é possível promover o desenvolvimento regional. “Além da escolha do tema, o presidente acerta ao fazer isso por dentro do Fórum Democrático, que tem como princípio promover debates resolutivos, valorizando a convergência”, avaliou.

A importância da união dos poderes para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul foi destacada pelo prefeito de Pelotas, Fernando Marroni. “O presidente Pepe chega com a missão de mobilizar as cidades para que se estabeleça através do Fórum Democrático as demandas de desenvolvimento regional e junto da Assembleia Legislativa tramitar essas questões”, afirmou.

Em São Lourenço do Sul, o prefeito Zelmute Marten, salientou que a escolha do tema crescimento sustentável como foco da gestão do presidente da Assembleia é imprescindível para o Rio Grande do Sul. “Nosso estado tem sofrido, frequentemente, com eventos climáticos extremos e se preparar com iniciativas de prevenção, mitigação e adaptação, é urgente”, garantiu. “O presidente Pepe deixará um legado para sociedade gaúcha focando neste tema”, complementou.

Ao final do dia de visitas às prefeituras, o presidente da Assembleia Legislativa destacou a importância desse movimento de aproximar ainda mais a Assembleia das Prefeituras e das Câmaras de Vereadores, para ouvir e analisar formas em que o Parlamento possa contribuir com o desenvolvimento econômico e social das diversas regiões do estado.

fotos: Letícia Solano

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas