Foto: Guilherme Pedrotti da Luz
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas (PT), sinalizou, durante a abertura oficial da Assembleia de Verão 2025 da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), nesta quinta-feira (20/02), que o atual momento representa uma oportunidade para o estado.
Segundo ele, a economia do Rio Grande do Sul apresentou sinais de recuperação após as enchentes, o que será percebido no Produto Interno Bruto (PIB) de 2024. O parlamentar atribui essa rápida recuperação aos investimentos feitos pelos governos federal, estadual e municipais, os quais devem continuar. “O crescimento significativo do PIB, inclusive superior ao nacional, graças aos investimentos feitos e que continuarão, representa uma oportunidade para o Rio Grande crescer”, afirmou.
O evento ocorreu na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-Lá. Durante seu discurso, Pepe Vargas destacou que a suspensão do pagamento das parcelas da dívida com a União por três anos permitirá ao estado uma economia de R$11 bilhões, recursos que serão destinados ao Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul. Além disso, a isenção dos juros deve gerar uma economia adicional de R$12 bilhões, possibilitando novos investimentos.
“Recentemente, o governo federal apresentou uma nova proposta para renegociar a dívida com a União”, lembrou. “É uma oportunidade extraordinária que, nos próximos anos, nos dará maior capacidade de investimento por parte do estado”, completou.
No maior evento municipalista do litoral gaúcho, o presidente da Assembleia colocou o Parlamento à disposição dos prefeitos. A Assembleia de Verão da Famurs teve início na noite de quarta-feira (19/02), com credenciamento e confraternização, e seguirá com programação até sexta-feira (21/02). Até o encerramento, mais de mil pessoas devem circular pelo evento, que tradicionalmente reúne prefeitos, vices, secretários, técnicos e servidores para debater o desenvolvimento do municipalismo gaúcho.
A edição deste ano tem como tema “Juntos para reconstruir, somando forças para superar”, reforçando a capacidade do Rio Grande do Sul de enfrentar desafios e retomar o desenvolvimento do estado.
A abertura oficial, liderada pelo presidente da Famurs, Marcelo Arruda, contou com a presença do governador do Estado em exercício, Gabriel Souza, do secretário de Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, do representante da Câmara dos Deputados, deputado federal Danrlei de Deus, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, do prefeito de Xangri-Lá, Celso Bassani Barbosa, e do presidente da Amlinorte e prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato.
Também estiveram presentes os deputados Elizandro Sabino (PRD), Edivilson Brum (MDB), Eduardo Loureiro (PDT), Joel Wilhelm (PP), Guilherme Pasin (PP), Capitão Martin (Republicanos), Luciano Silveira (MDB), Delegada Nadine (PSDB), Airton Artus (PDT), Silvana Covatti (PP), Vilmar Zanchin (MDB) e Rafael Braga (MDB).