Pesquisar
Close this search box.

Vice-presidente Alckmin visita Caxias do Sul e anuncia crédito de 15 bilhões às empresas do RS

Pepe Vargas

Pepe Vargas

 Após encontro com lideranças empresariais na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), em Caxias do Sul, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo federal prevê 15 bilhões, em benefícios, para as grandes empresas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida deverá ser anunciada pelo presidente Lula  e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça-feira (28).  

O deputado estadual, Pepe Vargas, que acompanhou a agenda do vice-presidente na Serra Gaúcha, avaliou tanto a medida anunciada como o diálogo do governo federal com as entidades empresariais e de trabalhadores, como essenciais para a reconstrução do estado. “Foi uma agenda intensa, com entidades empresariais e de trabalhadores, com as cooperativas de produção agropecuária para avaliar todas as questões necessárias para o munícpios”, contou o parlamentar. “O governo federal está presente, ajudando os estados e os municípios nesse momento tão difícil de nosso estado”, completou.  

O auxílio será destinado por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que abrirá uma “unidade avançada” em Porto Alegre para isso. Já as médias empresas serão atendidas pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), criado durante a pandemia da covid. 

Durante a visita, o vice-presidente anunciou, também, que será sancionada o PL (projeto de lei) 2 de 2024, que autoriza a concessão de quotas diferenciadas de depreciação acelerada para máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos destinados ao ativo imobilizado e empregados em determinadas atividades econômicas.

Alckmin destacou ainda a importância da liberação de programas de auxílio a juro zero, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), para a recuperação do estado. 

O vice-presidente esteve acompanhado dos ministros Extraordinário de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Empreendedorismo e Microempresa, Márcio França, além do governador Eduardo Leite. Alckmin visitou também o parque fabril da Marcopolo, onde conheceu projetos de descarbonização e, em seguida,  foi ao Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindicomerciários) de Caxias do Sul. 

Crédito foto: Joaquim Moura

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas