Em agenda em Brasília, acompanhando a Frente Parlamentar da Agropecuária, Pepe Vargas se reuniu nesta quarta-feira (13) com o presidente da CONAB, Edegar Pretto.
A pauta da reunião foi a ajuda do Governo Federal aos agricultores que tiveram perdas em função das enchentes.
A comitiva de deputados da AL, levou ao presidente da CONAB um levantamento parcial de perdas na agricultura, em decorrência das fortes chuvas e enchentes. Mais de 1.600 produtores tiveram perda total de safra, além de danos e perdas de casas, galpões, armazéns, silos, estufas, açudes, aviários e pocilgas. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, as perdas no meio rural já chegam ao montante de R$ 1,1 bilhão.
Segundo Pepe “existe um compromisso da CONAB, assim como de todo o Governo Federal no trabalho para reerguer as comunidades atingidas, e a Agricultura Familiar é uma das prioridades”.
Pepe destacou também que o anuncio feito nesta terça-feira (12), após reunião interministerial pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é fundamental para as comunidades atingidas, “a antecipação do FGTS e a linha de crédito no valor de R$ 1 bilhão através do BNDS é um forte incentivo para a retomada da economia das cidades afetadas pelas enchentes. ”
No final da tarde, Pepe participa de uma reunião com o deputado Federal, Elvino Bohn Gass. Depois se reuniu com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para falar da retomada dos empregos na região afetada.
Na quinta-feira (14), Pepe se reúne com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.