“A Assembleia tem sido sensível às demandas da agricultura familiar”, afirma presidente Pepe Vargas

Foto de Pepe Vargas

Pepe Vargas

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas (PT), participou nesta segunda-feira (03) da 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), em Porto Alegre, no Largo Glênio Peres. O evento, que segue até sábado (08), reúne cem produtores de 60 municípios do estado e valoriza os alimentos e produtos originados da agricultura familiar.

Durante a abertura oficial da Agrifam, o presidente destacou a atuação permanente da Assembleia Legislativa de forma na construção e no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor. “A Assembleia, ao longo dos anos, tem sido sensível nas discussões de políticas públicas que fortalecem a agricultura familiar, seja por meio da Comissão de Agricultura ou de leis estruturantes, como o SUSAF”, salientou.

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), criado a partir de projeto de lei apresentado pelo então deputado Edegar Pretto, permite a comercialização de produtos em todo o estado, desde que os estabelecimentos sejam devidamente registrados e inspecionados. Para Pepe, essa iniciativa foi um marco no incentivo à produção e à agregação de valor no campo. “Políticas públicas como o SUSAF, somadas ao crédito e à assistência técnica, são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar. Quando falamos em agroindústria, falamos em agregar valor, gerar renda e oportunidades”, afirmou.

Pepe ressaltou ainda a qualidade e a credibilidade dos produtos expostos na feira. “Temos aqui produtos da mais alta qualidade da agricultura familiar brasileira. Todos passam por um sistema de inspeção que garante segurança e procedência. É um orgulho ver o resultado do trabalho dessas famílias que produzem com responsabilidade e dedicação”, afirmou o parlamentar.

O presidente também falou sobre o protagonismo das mulheres e dos jovens na agricultura familiar. “Cada vez mais vemos mulheres à frente dos empreendimentos e jovens dando continuidade ao trabalho no campo. Isso é o reconhecimento do papel essencial que eles têm na construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, completou.

Membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul,o deputado Elton Weber (PSB), presente na abertura da Agrifam, lembrou da trajetória de consolidação da agricultura familiar no estado e a importância de ampliar os espaços de comercialização. “Não podemos deixar de lembrar que há 26 anos a agricultura familiar vem conquistando espaços em feiras, nas cidades em diferentes regiões do estado. E isso é o mais importante: garantir que o agricultor e a agricultora possam apresentar seus produtos diretamente ao consumidor e divulgar o valor do seu trabalho. A agricultura familiar e as agroindústrias familiares têm um papel fundamental na produção de alimentos saudáveis, na geração de emprego e renda no campo e na melhoria da qualidade de vida. É um exemplo concreto de política que combate o êxodo rural e mantém jovens no meio rural”, afirmou Weber.

Fotos: Lauro Alves

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas