Pesquisar
Close this search box.

Audiência Pública vai debater situação do IPE Saúde

Picture of Pepe Vargas

Pepe Vargas

Para debater a situação do IPE Saúde, em especial do “Novo Modelo de Remuneração de Prestadores de Serviços”, e buscar alternativas para melhorar a atual realidade, será realizada no 15 de julho, às 15h,  uma audiência pública na Assembleia Legislativa. A audiência, aprovada na Comissão de Segurança e Serviços Públicos, foi proposta pelo deputado estadual Pepe Vargas, que tem se dedicado ao tema, em prol dos serviços prestados pelo IPE Saúde e dos seus usuários. O encontro será em formato híbrido na sala da Comissão. 

No início deste ano,  após a reformulação  do IPE Saúde, aprovada pela  maioria governista na Assembleia Legislativa, a direção do órgão publicou instruções normativas que alteraram o modelo de remuneração dos hospitais credenciados, reajustando o valor das diárias hospitalares, taxas, serviços, assim como a tabela de medicamentos, dietas e materiais reembolsáveis. As alterações foram contestadas pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do RS e pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, conjuntamente com os hospitais classificados como estratégicos pelo próprio IPE Saúde, que apontaram queda de 10% a 33% no faturamento das instituições.

Entre os convidados para a audiência estão a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Senhora Danielle Calazans e o diretor-presidente do IPE Saúde, Paulo Afonso Oppermann, além de representantes do Ministério Público. Também foram convidados integrantes da Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais e Qualidade do Gasto  (DEQG/SEFAZ),  da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do RS (Fehosul);  da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS); do CPERS-Sindicato no Conselho de Administração do IPE Saúde, da União Gaúcha em Defesa da Previdência no Conselho de Administração do IPE e da Fessergs no Conselho de Administração do IPE Saúde. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas