Pesquisar
Close this search box.

Bem-estar animal também para os animais silvestres

Picture of Pepe Vargas

Pepe Vargas

Recursos vindos de emenda do deputado no valor de 150 mil reais vão auxiliar o Zoológico da UCS

O tratamento dispensado aos bichos de estimação recebe cada vez mais apoio de comunidades organizadas e de ONGS. Porém pouco se fala sobre os cuidados aos animais silvestres.

Muitos destes animais, são resgatados, tratados e recuperados pelo Zoológico na UCS. Depois de resgatados são submetidos a cuidados diários e uma vez recuperados, os animais saem do cativeiro para a natureza. Se o bicho ficou impossibilitado a retomada da vida normal, ele é mantido no Zoo.

Preocupado com a falta de apoio financeiro para este trabalho, o deputado Pepe Vargas viabilizou uma emenda no valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), destinado ao projeto de gestão ambiental.

Para Pepe, é fundamental o apoio financeiro para que o trabalho do Zoológico da UCS possa seguir sem prejuízos, “ O Zoológico da UCS vem sendo acionado pelos órgãos ambientais para ações de resgate de animais silvestres, mas não recebe verbas públicas para tanto. O UCS Zoológico resgata e o hospital veterinário trata os que necessitam de cuidados, sempre com o objetivo de devolvê-los à natureza. Infelizmente há situações que estes animais não têm mais condições de sobrevivência no meio natural e são mantidos no Zoológico”, afirmou o deputado.

Segundo Pepe, “ São animais vítimas do avanço da urbanização e atividades agropecuárias que pressionam os ecossistemas naturais e provocam o aumento dos conflitos com animais silvestres. ”

O deputado se reuniu com a Secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, e com o coordenador do zoo e diretor do Instituto Hospitalar Veterinário da UCS, para tratar da manutenção, resgate, tratamento e acolhimentos dos animais silvestres que o zoo da UCS recebe na área de Caxias e de várias cidades da serra.

Depois desta reunião o deputado encaminhou a emenda. A Universidade foi comunicada hoje, através de ofício da secretaria do meio ambiente a infraestrutura, sobre a liberação destes recursos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas