Pesquisar
Close this search box.

“Criação de universidade federal do Nordeste gaúcho está bem encaminhada”, anuncia ministro 

Pepe Vargas

Pepe Vargas

A agenda de atividades no dia da abertura da Festa Nacional da Uva iniciou com boas notícias à população da Serra Gaúcha, nesta quinta-feira (15). “A universidade federal do Nordeste gaúcho está bem encaminhada. Nós temos uma perspectiva do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento para ampliação e novas universidades”, anunciou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta (PT), em reunião com lideranças no auditório do Hospital Geral (HG), em Caxias do Sul.  O deputado estadual Pepe Vargas, que há meses trabalha na mobilização pela instalação da universidade, comemorou o anúncio. “É sem dúvida uma boa notícia”, disse. 

Em dezembro, o parlamentar esteve, com uma comitiva de 19 integrantes, em Brasília para apresentar o relatório, no qual constavam dados socioeconômicos da região para justificar a implantação do campus universitário.  O documento foi entregue ao ministro da Educação, Camilo Santana, que, por meio de videoconferência, destacou que essa foi uma das demandas mais votadas da plenária do PPA Participativo realizado pelo Governo Federal no Rio Grande do Sul, o que comprova a prioridade dada ao tema pela população. O encontro, no Palácio do Planalto, contou ainda com a participação do ministro-chefe da Comunicação Social, Paulo Pimenta, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. 

Já no início de janeiro de 2024, mais um movimento positivo aconteceu. O deputado se reuniu no MEC com a atual secretária, Denise Pires e com o novo diretor de Política Públicas e Programas para Educação Superior, Alexandre Brasil, para discutir a criação da universidade. Alexandre Brasil avaliou que os estudos mostram que há um número significativo de pessoas que necessitam de ensino superior na região, e que a criação da Universidade Federal não entra em conflito com as que já existem. 

Com a notícia de hoje, o deputado Pepe está ainda mais otimista e acredita que futuras reuniões serão fundamentais na defesa desta questão. “O nordeste gaúcho é formado por 48 municípios que somam mais de 1,2 milhão de habitantes, 11% da população estadual. É o mesmo percentual em relação ao PIB dos 11 municípios mais populosos da região, que somam R$ 51,9 bilhões”, disse o deputado ao destacar a importância da criação da universidade.

Créditos fotos: Bruno Lemos

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas