Primeiro app de mobilidade urbana no modelo cooperativa inicia operações na capital gaúcha. A Liga Coop nasceu em 2021 na Serra Gaúcha por meio da Comobi-RS como a solução para a precarização da profissão de motorista por aplicativo.
Em dezembro de 2021 o deputado Pepe Vargas promoveu, através da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, uma audiência pública para apresentar a Liga Coop. Na época, Pepe afirmou que sugeriu a audiência pública porque acreditava que a iniciativa colocava outra realidade de realização para o trabalho de uma categoria bastante numerosa.
Dois anos depois a cooperativa é uma realidade que se expande no estado, “O aplicativo da Liga é de uma cooperativa de motoristas, que garante serviços mais seguros aos usuários, com melhor remuneração aos motoristas e que gera renda nas nossas comunidades, ao contrário dos aplicativos das big techs e de fundos internacionais de investimentos ”, define Pepe.
A cooperativa foi criada a partir do descontentamento dos motoristas com a falta de segurança aos condutores e a baixa remuneração do valor da corrida, praticada pelas plataformas tradicionais de mobilidade.
Todos os motoristas cooperados são sócios e têm voz e voto em todas as decisões. Ou seja, a cota social é o capital que o cooperado integraliza e que o torna sócio da mesma. Ela oferece ao motorista o melhor repasse do mercado, com uma taxa fixa de 12% do valor das corridas, enquanto as demais cobram geralmente acima de 30%. Além de outros benefícios para o motorista e para o veículo.
“O que nós buscamos é oferecer o melhor atendimento para os passageiros e mais qualidade de trabalho para os motoristas cooperados que são rigorosamente selecionados pela cooperativa, oferecendo um atendimento cordial e humanizado, sem cancelamentos de viagens, com segurança e um preço justo, respeitando sua comunidade de passageiros e motoristas cooperados. Inclusive, nosso suporte é feito de forma 100% humanizada, por meio de WhatsApp e ligação”, afirma o presidente da Cooperativa de Mobilidade Urbana do Rio Grande do Sul e da Federação Nacional das Cooperativas de Mobilidade Urbana Liga Coop, Márcio Guimarães.
O aplicativo foi lançado em Caxias do Sul e atualmente atende também em Passo Fundo, Gramado, Canela, Camaquã, Guaíba, Farroupilha, Flores da Cunha, e no futuro pretende atuar nas cidades do litoral gaúcho.
Até o momento a Liga Coop conta com 300 motoristas cooperados e a meta é chegar a 1.500 nos próximos 180 dias na capital e 600 na Serra Gaúcha.
Para acessar o aplicativo clique no link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.devbase.ligabycomobi