A Expointer deste ano marca os 25 anos da presença da Agricultura Familiar na feira. Um desafio vencido pelo governo de Olívio Dutra em 1999, quando decidiu que a feira abriria espaço para que as famílias de agricultores pudessem mostrar e vender o que produzem.
Vencendo preconceitos e desafios, a presença da Agricultura Familiar é hoje uma das maiores atrações da feira, reunindo milhares de visitantes e comercializando o que as agroindústrias familiares produzem no estado.
Um sucesso que agora recebe mais um reconhecimento. O Deputado Pepe Vargas protocolou na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira(29), um projeto de lei que reconhece a Agricultura Familiar como um dos símbolos da cultura regional gaúcha, “Este reconhecimento é fruto do trabalho de milhares de famílias que colocam o alimento na mesa de todos através do que plantam e produzem. Neste sentido, é muito importante e muito mais do que justo que os modos de fazer, os saberes e os conhecimentos tradicionais da agricultura familiar sejam reconhecidos como de relevante interesse histórico, cultural e patrimonial do Estado do Rio Grande do Sul, pois representam um símbolo incontestável da cultura regional gaúcha”, definiu Pepe.
O projeto segue agora para aprovação na AL.