Pesquisar
Close this search box.

Deputado Pepe destaca importância do Estado no enfrentamento da catástrofe climática 

Pepe Vargas

Pepe Vargas

A importância da atuação do Estado no enfrentamento da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul no último mês foi destacada pelo deputado estadual Pepe Vargas na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (04). Pepe apontou o papel do poder público como essencial para a recuperação do Estado e indicou que a base para a retomada econômica deve ser aliada à preservação ambiental e social. “O papel do estado é fundamental nesse processo, mas sob novas bases, preservando o meio ambiente, não apenas de forma desenvolvimentista e produtivista, mas, sobretudo, com sustentabilidade econômica, ambiental e social”, afirmou. 

O deputado aconselhou, ainda, o governo Leite, que no Plano de Reconstrução do Estado, retome estruturas públicas essenciais, destruídas nos últimos anos. Entre elas, o parlamentar destacou a Fundação de Economia e Estatística (FEE), a Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC), a Fundação de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). “Precisamos que o Estado do RS, no plano de reconstrução, tenha coragem de retomar e reforçar essas estruturas”, frisou. O deputado indicou a inclusão, no Plano de Reconstrução, de uma visão global sobre o Delta do Jacuí. “Precisamos de um órgão que pense, globalmente, o Delta do Jacuí, a sua proteção e manutenção”, salientou. 

Pepe aproveitou para destacar a ação heroica daqueles que atuaram nas operações de resgate, entre eles o corpo de bombeiros, as forças armadas, os órgãos da defesa civil e os inúmeros voluntários. “Tivemos uma ação vigorosa dos setores públicos municipais, do Estado, da União, para garantir condições às cerca de 80 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, além da ação de pessoas físicas e jurídicas”, destacou. O parlamentar lembrou que o Rio Grande do Sul teve apoio de vários países do Mercosul, como Argentina e Uruguai, e salientou a participação do governo do Paraguai. “Quero fazer um agradecimento ao governo do Paraguai que encaminhou uma caravana de carretas com doações muito significativas, um país que comunga conosco de uma grande estrutura energética a qual é a Usina de Itaipu”, concluiu. 

No entanto, na análise do deputado, o papel do Estado é insubstituível nesse processo de reconstrução, de retomada da economia, da infraestrutura e da logística do Rio Grande do Sul, abrangendo desde a recuperação das moradias com os auxílios emergências. “A ação do poder público é fundamental e precisa ser reforçada a cada momento”, disse. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas