Pesquisar
Close this search box.

Deputado Pepe Vargas encaminha requerimento de criação de CPI para investigar irregularidades no SAMU/RS

Pepe Vargas

Pepe Vargas

O deputado Pepe Vargas (PT), em nome da bancada do PT da Assembleia, entrou com um requerimento, na tarde de quarta-feira (30), ao presidente da Assembleia, o deputado Vilmar Zanchin (MDB), solicitando a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

O Objetivo é colher 19 assinaturas de deputados para aprovar a instalação de uma CPI com o objetivo de apurar as irregularidades denunciadas pela imprensa, “ o assunto é grave e merece ser investigado pela assembleia que não pode se omitir”, destaca Pepe

No pedido, Pepe destaca que o SAMU é um serviço de urgência dedicado a preservação da vida. “Irregularidades neste sistema assumem conotações dramáticas pois comprometem a segurança dos cidadãos em seus momentos de maiores vulnerabilidades. Por isso, entre outros motivos, há argumentos suficientes para que sejam investigados os graves fatos apontados”, argumentou o deputado.

As graves notícias que vêm sendo divulgadas, mostram que médicos trabalhavam menos do que deviam na Central Estadual do Samu, comprometendo atendimentos de emergência, além de alterarem as escalas de plantão.

Em uma gravação, o então diretor de regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, Eduardo Elsade, afastado do cargo na tarde de quarta-feira, alerta que uma médica que descumpriu horário não deveria ser advertida oficialmente. A médica em questão, além de cumprir uma carga horária menor, também sumiu da mesa de trabalho entre 6h e 6h30min, deixando o Estado inteiro sem atendimento de médico regulador via 192 por 30 minutos. “O SAMU é um serviço de urgência dedicado a preservação da vida. Irregularidades neste sistema assumem conotações dramáticas pois comprometem a segurança dos cidadãos em seus momentos de maiores vulnerabilidades”, conclui Pepe.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas