Os erros foram denunciados em maio do ano passado, durante uma Audiência Pública promovida pelo deputado Pepe Vargas. Na semana passada, o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Prev), em conjunto a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), reconheceram os erros e confirmaram o pagamento da primeira leva de correções nos cálculos das aposentadorias até 10 de maio.
Nesta quarta-feira (10), na tribuna da Assembleia, Pepe parabenizou e destacou o trabalho eficiente do servidor público que fez a denúncia e por isso foi afastado de suas funções. O servidor e ex – responsável pelo Órgão de Controle Interno do IPE Prev, Diego Souza Mendonça, foi quem apontou os erros nos cálculos de cerca de 8 mil aposentadorias. Na época o deputado encaminhou as denúncias à procuradoria geral do Ministério Público de Contas do Estado e entregou ofício ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), apontando as interpretações equivocadas das novas leis e erros de cálculos que resultaram em prejuízos significativos.
“Depois que o governo Leite conseguiu aprovar nesta casa, com nosso voto contrário, alterações no plano de carreira de servidores públicos, O IPE Previdência passou a calcular aposentadorias de forma equivocada, em alguns casos não fazia sequer atualização monetária, o resultado foi um grande prejuízo para milhares de servidores. ”
Com o reconhecimento do erro por parte do estado, o deputado alerta os servidores para que se mantenham atentos as correções e pagamentos, “ Apesar da demora, as correções são importantes, por isso queremos alertar para que os servidores que foram injustiçados com estes erros, fiquem vigilantes, procurem seus sindicatos para assessoramento e para conferir se desta vez o cálculo está correto”, finalizou.