Pesquisar
Close this search box.

Estudos para viabilizar a criação da Universidade Federal do Nordeste Gaúcho mostram necessidade da região

Pepe Vargas

Pepe Vargas

Mais um movimento positivo para a criação da Universidade Federal do Nordeste Gaúcho aconteceu nesta segunda-feira (05), em Brasília.

O Deputado Pepe Vargas se reuniu no MEC com a atual secretária do Ministério, Denise Pires e com o novo diretor de Políticas Públicas e Programas de educação superior, Alexandre Brasil, na pauta os caminhos que levam a criação desta universidade.

Segundo Alexandre Brasil, os estudam mostram que a região é mal atendida neste sentido, já que quem deseja estudar em uma universidade pública, precisa se deslocar a Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, ou frequentar instituições particulares e comunitárias. Os estudos mostram que há um número significativo de pessoas, uma demanda grande, e a criação da Universidade Federal não entra em conflito com as que já existem.

A secretária, Denise Pires reafirmou que, “não existe dúvidas sobre esta necessidade, a luta da região é sólida. Estamos debatendo agora com a casa civil a necessidade de quantas unidades novas de ensino superior poderão ser incluídas no novo programa de aceleração de crescimento, PAC”, finalizou.

O deputado Pepe saiu otimista e acredita que as futuras reuniões com a Casa Civil serão fundamentais na defesa desta questão, “ o governo federal está acenando com a possibilidade de criação de universidades federais, e, no Estado, a região do Nordeste Gaúcho tem uma lacuna que está descoberta desse serviço. É por isso que nossa luta deve continuar, seguimos mobilizados pois é um movimento muito importante para toda a região. ”

 A região Nordeste do estado é composta por 48 municípios e 1.257.907 habitantes, 11% da população do estado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas