Uma reunião com resultados positivos, pode ser um caminho para tirar da crise a cooperativa PIÁ, uma das mais importantes do estado.
O encontro aconteceu nesta segunda-feira (5), em Brasília na sede do INCRA/MDA. A reunião, marcada pelo deputado Pepe Vargas, foi com o secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB) do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Milton Fornazieri, e o presidente da cooperativa Piá Jorge Dinnebier.
Segundo Pepe, o encontro foi positivo, já que o MDA apontou soluções, que podem alavancar e fortalecer a capacidade produtiva das cooperativas. É uma condição especial dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na modalidade Pronaf Agroindústria. Com isso a Piá pode ser uma das primeiras cooperativas do país a ter acesso aos recursos, condicionado a aprovação de projeto a ser apresentado pela cooperativa, o que deve acontecer nas próximas semanas. “ Este grau de apoio em políticas públicas oferecido a cooperativa Piá estará disponível para todas as cooperativas, elas poderão buscar o crédito especial. Este movimento do Governo Federal é importante por que mostra o comprometimento em fortalecer a agricultura familiar e o cooperativismo gaúcho, “ finalizou.
Num primeiro momento, as cooperativas enquadradas poderão acessar, para capital de giro, até o limite de R$ 20 milhões, mediante taxa de juros de 4% ao ano e prazo de reembolso de até seis anos, incluídos até dois anos de carência. Os valores do crédito especial podem ser ainda maiores, dependendo das negociações, interesses e necessidades de cada cooperativa.
A medida tem como objetivo proporcionar suporte financeiro às cooperativas de produção de lácteos, permitindo a essas entidades auxiliar os produtores na regularização de suas obrigações relacionadas aos insumos adquiridos e superar suas dificuldades.
Em dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu, até 30 de junho de deste ano, por meio da Resolução nº 5.110, condições especiais para o financiamento de capital de giro às cooperativas de produção que comprovem ter pelo menos 70% do faturamento oriundo de negócios realizados com produtores de leite a elas associados.
Também participaram da reunião o deputado os deputados Elvino Bohn Gass e Elton Weber.