Pesquisar
Close this search box.

Governo apresenta linha de crédito especial para ajudar Cooperativas  

Picture of Pepe Vargas

Pepe Vargas

Uma reunião com resultados positivos, pode ser um caminho para tirar da crise a cooperativa PIÁ, uma das mais importantes do estado.

O encontro aconteceu nesta segunda-feira (5), em Brasília na sede do INCRA/MDA. A reunião, marcada pelo deputado Pepe Vargas, foi com o secretário de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB) do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Milton Fornazieri, e o presidente da cooperativa Piá Jorge Dinnebier.

Segundo Pepe, o encontro foi positivo, já que o MDA apontou soluções, que podem alavancar e fortalecer a capacidade produtiva das cooperativas. É uma condição especial dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na modalidade Pronaf Agroindústria. Com isso a Piá pode ser uma das primeiras cooperativas do país a ter acesso aos recursos, condicionado a aprovação de projeto a ser apresentado pela cooperativa, o que deve acontecer nas próximas semanas. “ Este grau de apoio em políticas públicas oferecido a cooperativa Piá estará disponível para todas as cooperativas, elas poderão buscar o crédito especial. Este movimento do Governo Federal é importante por que mostra o comprometimento em fortalecer a agricultura familiar e o cooperativismo gaúcho, “ finalizou.

Num primeiro momento, as cooperativas enquadradas poderão acessar, para capital de giro, até o limite de R$ 20 milhões, mediante taxa de juros de 4% ao ano e prazo de reembolso de até seis anos, incluídos até dois anos de carência.  Os valores do crédito especial podem ser ainda maiores, dependendo das negociações, interesses e necessidades de cada cooperativa.

A medida tem como objetivo proporcionar suporte financeiro às cooperativas de produção de lácteos, permitindo a essas entidades auxiliar os produtores na regularização de suas obrigações relacionadas aos insumos adquiridos e superar suas dificuldades.   

Em dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu, até 30 de junho de deste ano, por meio da Resolução nº 5.110, condições especiais para o financiamento de capital de giro às cooperativas de produção que comprovem ter pelo menos 70% do faturamento oriundo de negócios realizados com produtores de leite a elas associados.  

Também participaram da reunião o deputado os deputados Elvino Bohn Gass e Elton Weber.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas