Pesquisar
Close this search box.

Hospital Universitário de Santa Maria é pauta na Comissão de Saúde

Picture of Pepe Vargas

Pepe Vargas

Nos Assuntos Gerais da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), o superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria apresentou aos deputados dados sobre a atuação do hospital.

O Hospital é referência regional em atendimento pelo SUS. Na Ordem do Dia foi aprovado um requerimento de audiência pública. A reunião.

O médico e superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Humberto Moreira Palma, fez uma apresentação sobre a atuação do hospital.

O HUSM há 12 anos está sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Referência regional, o hospital faz atendimento 100% SUS para casos de média e alta complexidade, abrange 43 municípios e assiste uma população de 1 milhão de pessoas.

Até junho de 2023 foram realizadas 3.474 cirurgias. O objetivo é atingir as 7 mil cirurgias do momento pré-pandemia.

Para o futuro, os objetivos são executar as obras do PAC (R$ 40 milhões que foram repassados), se tornar referência estadual até 2023 e nacional até 2030. Além disso, pretendem criar um complexo hospitalar até 2035.

Humberto Palma destacou a importância dos parlamentos estadual e federal em ajudar o Hospital Universitário de Santa Maria. Em especial, ele reforçou a necessidade da bancada gaúcha do Congresso em investir nos hospitais. “Hoje nós somos uma criança, quase um adolescente em termos de hospital e precisamos nos tornar adultos para poder cuidar dos outros”, finalizou o superintendente.

O deputado Pepe Vargas (PT), que é membro da comissão de saúde, destacou que, “ além de atender a população regional o hospital exerce importância fundamental na formação de pessoal da área de saúde, por que além de atendimento, faz assistência, ensino e pesquisa. ”

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas