Pesquisar
Close this search box.

Implantação da Universidade Federal ganha mais apoios em nova Audiência Pública

Picture of Pepe Vargas

Pepe Vargas

Na noite desta segunda-feira (08/04), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, uma audiência pública intensificou a mobilização pelo Ensino Superior gratuito na região. A luta pela criação da Universidade Federal do Nordeste Gaúcho vem ganhando apoio de toda a região. São estudantes, empresários, entidades, e políticos que abraçam a criação de um espaço que proporcione ensino de qualidade. Duzentas pessoas participaram da audiência comandada pela presidente da Frente, vereadora Rose Frigeri (PT).  

O deputado Pepe Vargas destacou que este movimento reforça a luta pelo ensino público e gratuito. Ele destacou que a partir de 2005, houve um processo de consolidação de novas instituições federais de ensino público superior, foram 18 novas universidades no país até 2016, além das extensões de 181 campi de instituições existentes, que levaram estrutura para outras regiões. “No período, o número de vagas, no Ensino Superior, saltou de 505 mil para 932 mil. Só que esse processo parou e, agora, está sendo retomado”, observou.

Entre os líderes estudantis, existe unanimidade que a criação da universidade trará oportunidades para quem depende do ensino público e criará oportunidades também para a economia das cidades. A estudante Sibelle Ramos Testolin, do Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer, falou em nome dos alunos presentes e destacou o papel do ensino, da pesquisa e da extensão, na capacitação e na produção de conhecimento, no âmbito universitário público federal, “além de proporcionar ensino de qualidade, poderá manter os profissionais na região, por que eles vão conhecer ainda mais a população, as empresas, os negócios e suas necessidades. ”

A deputada federal Denise Pessôa, engajada na luta desde o começo, destacou que o plano plurianual (2024-2027) do governo federal contém recursos destinados para estudos técnicos pela universidade federal, na região. “Concentramos 11% do produto interno bruto (PIB) e da população do Estado. Mesmo assim, temos muita desigualdade social, por isso a importância de trazer ensino público para esta região”.

A audiência contou com a presença de 200 pessoas entre as autoridades, a secretária de educação, lideranças do CPERS sindicato, os vereadores da bancada do PT Estela Balardin e Lucas Caregnato, além de vereadores de outros partidos; Rafael Bueno (PDT), Renato Oliveira (PCdoB), Adriano Bressan (PP), Clóvis de Oliveira (UB), Gladis Frizzo (PP), Lucas Diel (PRD), e Olmir Cadore (PSDB).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas