Pesquisar
Close this search box.

Ministério Público de Contas vai pedir esclarecimentos ao  Estado sobre erros em aposentadorias

Pepe Vargas

Pepe Vargas

O deputado estadual Pepe Vargas se reuniu, numa audiência virtual, na tarde desta quinta-feira (13),  com o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do estado, Geraldo Costa da Camino. Na pauta, o encaminhamento de uma denúncia sobre erros graves na concessão de aposentadorias apontados por um órgão de controle interno do IPE PREV. 

Os erros foram constatados após uma auditoria interna realizada no IPE PREV, em fevereiro deste ano. 

O documento aponta interpretações equivocadas das novas leis e erros de cálculos que resultaram em prejuízos significativos para milhares de servidores(as) estaduais que tiveram suas aposentadorias reduzidas em até mais de mil reais.

O deputado destacou a importância do assunto, especialmente para os servidores da educação, que já recebem os menores salários do estado e são os mais afetados por essa situação.

“Nosso objetivo é alertar o Ministério Público de Contas sobre essa questão, que afeta diretamente os servidores da educação. Além dos impactos das reformas aprovadas em 2020, eles agora sofrem com essas impropriedades e erros em suas aposentadorias”, ressaltou Pepe.

Ele também destacou outra preocupação identificada na auditoria: os erros cometidos pelo governo Leite sempre resultam em redução dos proventos, nunca o contrário.

Ao final da audiência, o procurador da Camino acatou o pedido do deputado e disse que notificará o governo para prestar esclarecimentos sobre a situação.

Também estiveram presentes na audiência a deputada Stela Farias, presidente da comissão de Segurança Pública, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, e outros representantes do sindicato.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas