A visita da reitora eleita da instituição federal, Marcia Barbosa ao Campus 8 que pertence a Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi nesta segunda-feira(9). O Campus 8 da UCS deve ser sede da extensão da UFRGS na serra, mas a compra do local ainda não foi confirmada pelo Ministério da Educação.
Segundo ela, “foi uma visita de cortesia, ainda ninguém comprou nada. Vamos conversando, a gente precisa levar as ideias para os órgãos que decidem. ”
Quanto aos cursos que serão oferecidos, Marcia explicou que o início das atividades está se encaminhando para o segundo semestre de 2025 e que não há definição alguma. Até lá, a universidade quer consultar alunos do Ensino Médio e empresários da região para entender a necessidade dos futuros profissionais. A comunidade também será ouvida antes da escolha dos cursos.
O deputado Pepe Vargas, que foi um dos protagonistas na luta para levar a região uma universidade federal, acompanhou a visita. Pepe entregou um relatório documentando o passo a passo desde o surgimento da ideia e aprovação na audiência do no Plano Plurianual (PPA), em junho de 2023, até o anúncio da implantação, um ano depois.
“A visita é mais uma etapa da luta pela implantação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Caxias do Sul. Nós começamos esta luta no PPA que o governo Lula abriu em 2023, oportunizando a população escolhas de prioridades para as regiões. Esta proposta foi a mais votada, foi incluída no PAC da educação, e se transforma numa realidade a cada dia que passa. O campus da UFRGS é o primeiro passo, continuaremos a luta até conquistar uma universidade para a região aqui ”, finalizou o deputado.