Foi oficializada nesta quarta-feira, 15 de outubro de 2025, a assinatura do contrato entre o governo federal e o Consórcio Ponte Rio Uruguai-RS, liderado pela empresa Rivoli S.A., para a construção da Ponte Internacional entre Porto Xavier (Brasil) e San Javier (Argentina). O investimento será de R$ 214,6 milhões, com prazo de execução de 1.440 dias e vigência total de 1.620 dias.
O contrato marca o início de uma nova etapa no processo de integração entre os dois países. O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Pepe Vargas celebra a assinatura do contrato dois meses após o Parlamento firmar acordo de cooperação e fraternidade entre Brasil e Argentina com a Província de Missiones. “ A construção da ponte permitirá um desenvolvimento econômico e social elevado para a região. Passa a ser um corredor de exportação não apenas para a Argentina como também para o Uruguai”, avaliou o presidente.
O contrato contempla a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além da execução completa das obras civis, incluindo acessos, cumprimento das obrigações ambientais, desapropriações e reassentamentos necessários.
A ponte terá 950 metros de extensão, com acessos de 900 metros na margem brasileira e 500 metros na margem argentina, representando um marco histórico de infraestrutura e cooperação binacional. Segundo o prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin, o processo de licenciamento ambiental, que normalmente levaria cerca de um ano, deve ser reduzido pela metade, graças ao adiantamento de documentações e pareceres técnicos.
A obra é considerada estratégica para o desenvolvimento regional, promovendo o turismo, fortalecendo o comércio e integrando comunidades irmãs unidas pelo Rio Uruguai.
Integração binacional reforçada pela Assembleia Legislativa
A assinatura do contrato ocorre após o período em que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e o Parlamento da Província de Missiones reforçam laços de cooperação. No dia 1º de agosto deste ano, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), e a representante da Câmara de Deputados de Missiones, Mabel Cabceres, assinaram um acordo de fraternidade e cooperação entre Brasil e Argentina.
O ato ocorreu durante o primeiro encontro do Grupo de Trabalho da Comissão Conjunta do Acordo de Fraternidade e Cooperação, com a presença dos deputados Jeferson Fernandes e Aloisio Classmann (União Brasil), do senador argentino Carlos Arce, do deputado federal Fernando Carlos (PSD), além de prefeitos, empresários e representantes de universidades da região.
Durante a reunião, realizada em Porto Xavier, as lideranças políticas dos dois países destacaram a importância da ponte internacional para o desenvolvimento econômico e a integração cultural das regiões missioneiras.
A deputada Mabel Cabceres, na ocasião, ressaltou o caráter histórico da iniciativa. “A construção da ponte é uma luta que começou na década de 1980. Estamos próximos de realizar este sonho antigo, que vai fortalecer o intercâmbio comercial e cultural e melhorar a qualidade de vida dos habitantes dos dois lados do rio.”




