Pesquisar
Close this search box.

Pepe participa de reunião pública com movimento Litoral SUS, em Osório

Picture of Pepe Vargas

Pepe Vargas

Mais uma reunião pública foi realizada pelo deputado Pepe Vargas, presidente da subcomissão de saúde da Assembleia Legislativa, para debater e identificar os problemas e propor alternativas para o atendimento de Urgência e Emergência dos hospitais que atendem pelo SUS. O encontro aconteceu na segunda-feira (26), no município de Osório, com o movimento Litoral com SUS, após visita do parlamentar ao hospital Beneficente São Vicente de Paulo. Durante a audiência, o grupo indicou a federalização do hospital de Osório e a instalação de um curso  público de medicina. 

O hospital São Vicente de Paulo está sob intervenção estadual por decisão judicial, a pedido do Ministério Público, desde novembro do ano passado, após ter anunciado o fechamento dos serviços. Segundo o deputado, a determinação do MP garantiu a continuidade do atendimento à população. “Hoje, diferente dos demais hospitais, não sofre com problemas de custeio para assistência da saúde, mas, atualmente, enfrenta problemas com dívidas da associação que o administrava”, identificou o parlamentar. “Preocupados com o futuro do hospital a população está lutando para que se torne um hospital público e não retorne à iniciativa privada ”, ressaltou.  Pepe destacou ainda que a comunidade reivindica, principalmente, que o poder público municipal se dedique à Atenção Primário e que o Estado destine recursos para o sistema hospitalar. 

Subcomissão de Urgência e Emergência 

A subcomissão de Urgência e Emergência vem visitando os hospitais, ouvindo  relatos e reunindo informações em busca de melhorias e soluções para o atendimento dos hospitais que atendem pelo SUS. Entre os focos do trabalho está conferir de perto o impacto do Programa Assistir nos hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, nos serviços do SAMU, da Central de Regulação e a porta de entrada para as diferentes demandas de urgência e emergência.

A subcomissão, criada pela Comissão de Saúde da Assembleia, iniciou os trabalhos em novembro, e já realizou cerca de 15 visitas aos hospitais, para ouvir gestores, profissionais da saúde e a comunidade. Posteriormente, será produzido relatório com o diagnóstico da situação e apontamentos. Entre a maioria dos relatos das mais de dez visitas realizadas, conforme o deputado, “o programa Assistir criado por Eduardo Leite para dar Incentivos aos Hospitais que atendem pelo SUS, está gerando uma crise em muitas instituições, alguns falam em risco de fechamento dos serviços. O programa Assistir tem sido um desserviço à população”, conclui.

A subcomissão conta ainda com os deputados estaduais Airton Artus (PDT), Dr. Thiago Duarte (União) e Matheus Gomes (PSOL).

Créditos Foto: Henrique Porta Lusa

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas