Mais uma reunião pública foi realizada pelo deputado Pepe Vargas, presidente da subcomissão de saúde da Assembleia Legislativa, para debater e identificar os problemas e propor alternativas para o atendimento de Urgência e Emergência dos hospitais que atendem pelo SUS. O encontro aconteceu na segunda-feira (26), no município de Osório, com o movimento Litoral com SUS, após visita do parlamentar ao hospital Beneficente São Vicente de Paulo. Durante a audiência, o grupo indicou a federalização do hospital de Osório e a instalação de um curso público de medicina.
O hospital São Vicente de Paulo está sob intervenção estadual por decisão judicial, a pedido do Ministério Público, desde novembro do ano passado, após ter anunciado o fechamento dos serviços. Segundo o deputado, a determinação do MP garantiu a continuidade do atendimento à população. “Hoje, diferente dos demais hospitais, não sofre com problemas de custeio para assistência da saúde, mas, atualmente, enfrenta problemas com dívidas da associação que o administrava”, identificou o parlamentar. “Preocupados com o futuro do hospital a população está lutando para que se torne um hospital público e não retorne à iniciativa privada ”, ressaltou. Pepe destacou ainda que a comunidade reivindica, principalmente, que o poder público municipal se dedique à Atenção Primário e que o Estado destine recursos para o sistema hospitalar.
Subcomissão de Urgência e Emergência
A subcomissão de Urgência e Emergência vem visitando os hospitais, ouvindo relatos e reunindo informações em busca de melhorias e soluções para o atendimento dos hospitais que atendem pelo SUS. Entre os focos do trabalho está conferir de perto o impacto do Programa Assistir nos hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, nos serviços do SAMU, da Central de Regulação e a porta de entrada para as diferentes demandas de urgência e emergência.
A subcomissão, criada pela Comissão de Saúde da Assembleia, iniciou os trabalhos em novembro, e já realizou cerca de 15 visitas aos hospitais, para ouvir gestores, profissionais da saúde e a comunidade. Posteriormente, será produzido relatório com o diagnóstico da situação e apontamentos. Entre a maioria dos relatos das mais de dez visitas realizadas, conforme o deputado, “o programa Assistir criado por Eduardo Leite para dar Incentivos aos Hospitais que atendem pelo SUS, está gerando uma crise em muitas instituições, alguns falam em risco de fechamento dos serviços. O programa Assistir tem sido um desserviço à população”, conclui.
A subcomissão conta ainda com os deputados estaduais Airton Artus (PDT), Dr. Thiago Duarte (União) e Matheus Gomes (PSOL).
Créditos Foto: Henrique Porta Lusa