.
O Parque Nacional de Aparados da Serra é considerado um dos mais antigos parques brasileiros. Depois de passar pelo processo de concessão, o parque passou a ser administrado pela empresa Urbia Cânions Verdes, responsável também pela cobrança durante a visitação de turistas.
Porém, os valores cobrados tem sido motivo de insatisfação de autoridades e associações que apontam uma diminuição no número de turistas na cidade. Para debater a situação turística e econômica na região do Parque, o deputado Pepe Vargas protocolou nesta quarta-feira (20) na comissão de economia, desenvolvimento sustentável e do Turismo, um requerimento de audiência pública.
Segundo Pepe, uma pesquisa realizada em parceria com o Sebrae, mostra a redução de 30% no turismo da cidade, em comparação com os números de 2019, o parque foi concedido em 2021.
“ As visitações são uma fonte importante para o turismo, a ciência e a economia de Cambará do Sul e da região serrana do Rio Grande do Sul, por isso é necessário realizar uma audiência pública com os interessados na matéria, visando a compreensão do que está acontecendo, bem como encaminhar as providências necessárias”, finaliza o deputado.