Pesquisar
Close this search box.

Pepe Vargas participa do anúncio da instalação de Universidade Federal em Caxias do Sul

Pepe Vargas

Pepe Vargas

O sonho de instalar uma Universidade Federal na Serra Gaúcha tornou-se realidade na manhã desta com a confirmação da instalação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Caxias do Sul. O anúncio oficial foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana por volta das 10h40min da manhã desta segunda-feira (10), no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião foi detalhado o PAC Universidades. 

Uma das lideranças do movimento pela criação da instituição de ensino federal na região, o deputado federal Pepe Vargas acompanhou o anúncio ao lado do deputada federal Denise Pêssoa, que também liderou o movimento.”Quando lançamos a proposta no debate do Plano Plurianual da União muitos acharam que não conseguiríamos nada. O campus é o primeiro passo para a Universidade Federal da Serra”, comemorou.

A escolha das cidades para sediar os campi foi feita a partir da comparação entre a quantidade populacional e o número de matrículas públicas na educação superior. Conforme o MEC, inicialmente, serão seis cursos para iniciar o funcionamento dos campi. A decisão sobre o local e quais cursos estarão disponíveis aos estudantes na Serra, a princípio, será conduzida pelo ministério, mas será construída coletivamente. “Nós vamos acompanhar o assunto de perto, realizar audiências públicas para ouvir o que a comunidade quer, e considera melhor para a região e levar esses apontamentos e sugestões ao governo federal. Vamos construir a nossa universidade federal coletivamente”, afirmou a deputada Denise.     

A instalação do campi em Caxias é sonho coletivo nutrido há tempos na Região, e  teve o empenho e participação de muitas lideranças políticas e empresariais. A bandeira pela implantação da Universidade Federal do Nordeste Gaúcho voltou ao debate durante a construção do Plano Plurianual (PPA), do governo federal, que contou com a participação popular, em junho do ano passado. Na ocasião, durante os encontros realizados em quatro regiões do Estado, a população apontou, entre as prioridades, a criação da Universidade. 

Serão investidos 600 milhões para a expansão do ensino superior. São 10 novos campi em cinco regiões do Brasil: Caxias do Sul (RS) São Gabriel da Cachoeira (AM) Cidade Ocidental (GO) Rurópolis (PA) Baturité (CE) Sertânia (PE) Jequié (BA) Ipatinga (MG) São José do Rio Preto (SP). 

Crédito foto: Lucas Leffa

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas