Pesquisar
Close this search box.

Pepe visita Lajeado para ouvir e encaminhar demandas de uma das cidades mais atingidas no Vale do Taquari

Picture of Pepe Vargas

Pepe Vargas

O deputado Pepe Vargas esteve hoje, sexta-feira (10), em Lajeado, uma das cidades mais atingidas pelas cheias. Ele visitou escolas estaduais severamente atingidas pelas águas, unidades básicas de saúde e uma das cozinhas comunitárias.  

No Hospital Bruno Born, Pepe ouviu os relatos do diretor executivo do Hospital Cristiano Dickel, que expôs os momentos de tensão que os profissionais viveram com o risco das águas invadirem o setor de diagnóstico por imagem do hospital.

Diante do cenário devastador a cidade tenta se reerguer aos poucos, com ajuda e um trabalho intenso, “as pessoas estão tentando se levantar, se reorganizar e os serviços essenciais são cada vez mais garantidos. É tudo muito triste, mas é importante que a gente possa estar aqui, ver tudo de perto para encaminhar ações e medidas que os governos tem que tomar”, destacou o deputado.

Mesmo com as águas baixando, o cenário é de uma cidade devastada pelas cheias. Pepe destacou que bairros e localidades que nunca antes tinham sido invadidos pelas águas, vivem agora o momento de limpeza e reconstrução. A ajuda à comunidade continua chegando por parte dos governos Federal e Estadual.

Máquinas espalhadas pela cidade seguem trabalhando, mas a chuva que atinge o estado, impede que o trabalho ganhe mais agilidade.

Em lajeado morreram 5 das 33 vítimas registradas na região. O rio Taquari, que banha o município, alcançou seu maior nível desde que se tem registro de suas cheias. Em setembro do ano passado o rio atingiu 29,5 m de elevação, marca que foi agora superada, quando chegou a 34,01 m na régua topográfica. Em novembro de 2023 o Taquari havia atingido 28,94 m. O recorde anterior havia sido registrado em 1941, com 29,9 m.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas