Foi aprovado nesta terça-feira (19) o PL 299 2021, do Executivo, que altera a Lei nº 14.617/2014, que autoriza o Poder Executivo a doar o prédio histórico da Maesa, com encargos, ao Município de Caxias do Sul.
A proposta tem por objetivo oferecer novas condições para que a Prefeitura possa manter a propriedade do bem e utilizá-lo de forma que atenda ao interesse público e traga benefícios aos cidadãos caxienses. Nesse passo, são incluídas novas finalidades para o uso do bem e renovado o prazo para execução, de forma a tornar mais criterioso o acompanhamento da execução das obras ou serviços de interesse público.
O deputado Pepe Vargas lembrou que o prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberlo SA (Maesa) foi doado pelo estado ao município de Caxias do Sul através de lei aprovada na ALRS, por iniciativa do governador Tarso Genro. “Na época, membros do Conselho Cultural e do Patrimônio Histórico nos contataram para informar que seria vendido. Entrei em contato com o Governador Tarso pedindo que o governo fizesse a doação ao município, e assim aconteceu. É um patrimônio Arquitetônico e Histórico, por isso, quem deve decidir o que fazer e como ocupar é a comunidade de Caxias junto com a câmara de vereadores”.
“O processo de doação do prédio que começou no governo Tarso foi concluído com a escritura pública, lavrada na gestão Sartori.” É um espaço muito grande que parte será ocupada por equipamentos públicos, parte pela iniciativa criativa. Estamos votando mais prazo para o município, que será quem vai decidir o que fazer com o espaço. Entendemos que a preservação do patrimônio Histórico e cultural é fundamental em qualquer comunidade, por isso nosso voto é favorável”.