O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), destacou a importância do Programa Mais Acesso a Especialidades para a melhoria da promoção do cuidado em saúde. Os números do programa foram divulgados durante a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao mutirão de exames e cirurgias do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), realizado em Porto Alegre neste sábado (15). “O Mais Acesso a Especialidades está se comprovando uma grande melhoria na promoção dos cuidados em saúde, garantindo o início do tratamento no tempo adequado”, afirmou Pepe Vargas.
Lançado pelo governo federal e implantado pelo GHC em fevereiro deste ano, o programa já apresenta redução na fila por procedimentos e no tempo entre a suspeita, o diagnóstico e o início do tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em relação ao câncer em geral, o período entre a suspeita e o diagnóstico diminuiu de 71,8 para 17,05 dias. No caso do câncer de mama, passou de 28,1 para 18,02 dias; do câncer de colo do útero, de 72 para 22 dias; do câncer de próstata, de 48,9 para 17,5 dias; e do câncer gástrico, de 65,3 para 13 dias. “É um grande aprimoramento do SUS”, ressaltou o presidente do Legislativo estadual.
O Grupo Hospitalar Conceição também inaugurou o Serviço de Radioterapia no Centro de Oncologia e Hematologia, aberto em 2024 pelo governo federal. Com a instalação do Acelerador Linear, os usuários do SUS podem realizar diagnóstico e tratamento no mesmo local. A expectativa é atender cerca de 700 pessoas por ano.
O evento no GHC foi coordenado pelo diretor-presidente da instituição, Gilberto Barichello, e contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, do secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, do prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten, das deputadas federais Maria do Rosário (PT) e Daiana Santos (PCdoB), dos deputados estaduais Miguel Rossetto, Jeferson Fernandes e Valdeci Oliveira, das deputadas estaduais Sofia Cavedon e Laura Sito, do PT, e do presidente da Conab, Edegar Pretto, além de vereadoras, vereadores, gestores, sindicalistas, representantes de entidades de classe e conselheiros de saúde.
foto: Letícia Solano