Presidente Pepe Vargas destaca importância estratégica do novo aeroporto da Serra Gaúcha

Foto de Pepe Vargas

Pepe Vargas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Pepe Vargas (PT), participou nesta quinta-feira (16) da cerimônia de assinatura da autorização para o início do processo de licitação das obras do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, localizado no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul. O ato, realizado na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e demais autoridades.

O novo aeroporto é uma das prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contará com investimento de R$ 146,3 milhões nesta primeira fase. Os recursos serão destinados à construção da pista de pouso e decolagem, taxiway, pátio de aeronaves e infraestrutura de apoio. O edital deve ser publicado até o final de outubro, e as obras podem começar já em 2026.

O presidente da Assembleia, Pepe Vargas, destacou o impacto regional e estratégico da obra, enfatizando sua importância tanto para o desenvolvimento quanto para a resposta a situações emergenciais: “A construção do aeroporto é fundamental não só para Caxias do Sul, mas para toda a Serra Gaúcha. Durante as enchentes, vimos o quanto é importante ter alternativas de acesso e transporte. O aeroporto em Vila Oliva será uma grande alternativa logística para os dias em que o Salgado Filho, em Porto Alegre, estiver fechado, fortalecendo a economia e a integração do nosso estado.”

Já  o ministro Silvio Costa Filha ressaltou a importância do fomento do turismo da região.  “Esse aeroporto será fundamental para consolidar cada vez mais o turismo e lazer. Nós sabemos que, hoje, 70% da população que chega no aeroporto Salgado Filho vem para Serra Gaúcha. Na hora do que a gente tem um aeroporto ainda melhor, pronto, estruturado, com uma pista, com um novo terminal, com infraestrutura, isso vai potencializar ainda mais o desenvolvimento do turismo na região”, disse.

Localizado em uma área de 445 hectares,  o Aeroporto de Vila Oliva terá pista com 1.930 metros de extensão útil,  próxima às dimensões do Aeroporto de Congonhas (1.940 m) e superior à do atual Aeroporto Regional Hugo Cantergiani (1.670 m).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas