Tornar as viagens de trem de passageiros na ferroviária de viadutos e túneis que atravessa os morros da região nordeste do Vale do Taquari uma atração permanente. A proposta foi defendida pelos representantes de diversos movimentos e entidades durante a plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA) realizada na Câmara de Vereadores de Encantado, na noite de quinta-feira (06). Também foi defendida a extensão da ferrovia Norte/Sul – Chapecó/Passo Fundo- até o terminal rodoferroviário para permitir o escoamento da produção e recebimento de matérias-primas. Durante a plenária também foram discutidas a melhoria na infraestrutura rodoviária e implementação do projeto hidroviário no Rio Taquari, com o propósito de aperfeiçoar a logística de transporte da Região, e implantação de um sistema de gestão de riscos e desastres ao longo da bacia hidrográfica. As cooperativas, a agricultura familiar e a energia sustentável no campo também estiveram em pauta.
O Trem dos Vales é um passeio anual realizado em um período específico. No entanto, a região tem se mobilizado para tornar o atrativo regular. “Estamos na expectativa e trabalhamos bastante para termos o trem de forma definitiva, integrado ao trade turístico regional”, destacou Rafael Fontana, coordenador do projeto.
Na última edição do Trem dos Vales, na Ferrovia do Trigo (entre Guaporé e Muçum), registrou 35,8 mil passageiros. Foram 60 viagens de agosto a outubro, com 70% dos participantes – vindos de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá e Goiás e até de outros países, entre eles Alemanha, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Portugal, Canadá, Venezuela e México.
Segundo Fontana, o gasto médio por turista nos estabelecimentos comerciais da região (entre restaurantes, pousadas, hotéis, padarias, postos de combustível, agências de viagens, etc.), de R$ 290, um incremento estimado de R$ 10 milhões na economia local. “O Vale Taquari destaca-se como um destino turístico importante, gerando emprego e negócios, agregando ainda mais valor à matriz econômica região”, avaliou. Além do passeio, o turista pode contar ainda outras atividades, entre elas a visita ao Cristo Protetor de Encantado.
O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Sander Bertossi, destacou a importância de investir na malha ferroviária da região também para o transporte de cargas, o qual já acontece, aprimorando o escoamento da produção. Bertossi apontou ainda a necessidade de apostar ainda na bacia hidrográfica do Taquari. Para Bertossi o orçamento federal, por meio da participação representa um avanço. “A comunidade que sabe das suas necessidades reais”, afirmou. Para o secretário da Fazenda, Claus Schnacker ouvir a população, ajuda a planejar o futuro. “Temos demandas importantes, tanto no Vale do Taquari, em Encantado, nas áreas de infraestrutura, comércio, mas também na saúde e na educação que precisam ser discutidas”, disse. Na análise do presidente da Associação de Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), Cris Costa é fundamental discutir o país que queremos pelos próximos quatro anos e elencar as prioridades da comunidade. O vereador apontou a necessidade de buscar soluções para enchentes ocorridas no Rio Taquari. “A população tem sofrido com as enchentes, em especial a ribeirinha, por isso precisamos agir nesse sentido”, afirmou. Costa ressaltou que a votação no PPA pode auxiliar a resolver problemas como esse, levando qualidade e segurança à vida das pessoas.
Para o presidente do CODEVAT, Luciano Moresco, é fundamental discutir o PPA da União e construir a sociedade de forma coletiva. “Precisamos pensar coletivamente as demandas do Vale do Taquari e do Estado”. Moresco também ratificou as propostas sobre o transporte ferroviário e hidroviário, além de indicar melhoria da infraestrutura das estradas. “O Brasil não pode ficar na contramão da história, precisamos investir no transporte sob trilhos, além da economia, representa segurança e desenvolvimento”. Ele destacou que já existe um diálogo com o governo federal neste sentido, e o governo Lula já anunciou a retomada de projetos de desenvolvimento de malhas ferroviárias, que foram paralisadas ou praticamente não avançaram desde 2016. “Esse é o momento de nos mobilizarmos e votar massivamente no PPA”, alertou.
Agora a população deve votar no portal do PPA e garantir a demanda no orçamento. Nos próximos dois meses, as propostas e programas mais votados serão analisados pelo Governo Federal e, em seguida, vão constar no Projeto de Lei (PL) encaminhado para o Congresso Nacional. O PL deverá ser votado ainda em 2023 para ser colocado em prática a partir de 2024.
O deputado estadual Pepe Vargas, que coordena os trabalhos na região, destacou que as plenárias são uma das formas de participação da sociedade na construção do PPA, que permitirá aos cidadãos brasileiros apontarem diretrizes para os investimentos nos próximos quatro anos.
O diretor de Planejamento e Orçamento Participativo, da Secretaria Nacional de Participação Social, Ubiratan de Souza, durante participação online, falou da importância e explicou a necessidade de votação do PPA.
PARTICIPAÇÃO POPULAR
O PPA é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Governo Federal. Por meio dele são definidas as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal. A plenária foi proposta pelo deputado estadual Pepe Vargas e aprovada na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa.
Paralelamente à realização das plenárias, os cidadãos também poderão contribuir por meio da plataforma Brasil Participativo. Neste caso, terão a opção de eleger três programas prioritários, em um conjunto de 28 grandes programas do governo federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.
Outro instrumento de participação social na elaboração do PPA são os Fóruns Interconselhos, que terão três edições durante o processo. A primeira delas, realizada em 18 e 19 de abril, em Brasília, representou o início do cronograma do PPA Participativo. Outras duas estão programadas para os próximos meses.