Uma agenda reuniu várias lideranças políticas da região Nordeste do Estado em Brasília nesta terça-feira (26). Na pauta, uma bandeira que unifica a região; a proposta de criação da Universidade Federal da Região Nordeste do estado.
A comitiva se reuniu com os Ministros Camilo Santana da Educação que participou de forma remota por não ter conseguido retornar a Brasília, Paulo Pimenta da SECOM e Alexandre Padilha das Relações Institucionais. Foi entregue um documento com assinaturas de deputados, vereadores, prefeito e representantes de entidades. Nele, os motivos para que a Universidade Federal se torne uma realidade na região, que é a segunda em população e produção no RS.
O Deputado Pepe Vargas disse que a reunião com o Ministro foi importante e produtiva, mas que a mobilização na região precisa continuar, “o ministro se mostrou favorável a criação de novas universidades federais, entre elas a do Nordeste gaúcho. Já existe um estudo técnico sobre isso no Ministério, e pelo que ouvimos, o estudo é positivo para a criação desta universidade. A luta segue, reunindo cada vez mais lideranças da região que querem a implantação de uma universidade pública”.
Pepe destacou que os recursos para fazer os estudos que viabilizam a universidade já estão incluídos no PPA, “são R$ 5.000.000,00 aportados do Plano Plurianual da União para financiar estes estudos, e o nosso pedido foi para que estes estudos sejam agilizados para que possamos seguir nesta mobilização”, destaca.
A deputada Sofia Cavedon, também saiu otimista da reunião, “ estamos orgulhosos, nossa bancada liderou este movimento suprapartidário, e esta é a única demanda de universidade no Rio Grande do Sul, recebemos boas notícias e tenho certeza que esta conquista vai acontecer. ”
A deputada Federal Denise Pessoa, disse que o debate sobre a criação da universidade foi além do MEC, “ foi uma reunião histórica e que levou este debate para o núcleo do governo. Já existe entendimento da força e da necessidade dessa demanda para a nossa região. O governo reconhece as condições do Nordeste Gaúcho e sabe que é possível. Existe recursos financeiros no PPA para o estudo de viabilidade desta universidade, saímos extremamente otimistas”.
Desde o começo do ano, Pepe Vargas e Denise Pessôa vem mantendo conversas, encontros e reuniões com representantes de toda a região, mostrando a importância do Nordeste Gaúcho e o desafio de vencer desigualdades entre municípios, através de uma educação pública. Nos 48 municípios que fazem parte da região, são 67.698 jovens em idade para ingressar no ensino superior, a maioria pertence a famílias assalariadas e que não conseguem pagar um ensino superior em instituições privadas.
Sensibilizar o governo Federal na criação de uma Universidade na região, é uma luta histórica e ganhou mais força com a implantação do Plano Plurianual. Foi a 9ª proposta mais votadas no estado. A ideia é que uma Federal poderá promover desenvolvimento, visão coletiva de futuro, onde educação e desenvolvimento possam capacitar as gerações presentes e futuras.
O Projeto para a instalação de uma Federal já foi incluído no Plano Plurianual (PPA) do governo federal para o período 2024-2027, pelo relator, deputado Elvino Bohn Gass, e a emenda já foi aprovada pela Comissão Mista de Orçamento.
A região Nordeste do estado é composta por 48 municípios e 1.257.907 habitantes, 11% da população do estado. A comitiva, além de deputados estaduais, federal prefeitos e vereadores reúne entidades regionais como AMESNE E COREDES.
Na comitiva estavam os deputados estaduais Pepe Vargas, Sofia Cavedon e Elton weber, deputada Federal Denise Pessôa, vereadora de Caxias do Sul Rose Frigeri, Edson da rosa- Secretário de educação de Caxias do Sul, vereador de Caxias do Sul Lucas Caregnato, Gilmar Peruzzo presidente da câmara de vereadores de Nova Prata, Marcio Antonio Moreschi- presidente da câmara de vereadores de Fagundes Varela, Zé Dambroz -presidente câmara vereadores de Caxias do Sul, vereador de Caxias do Sul Rafael Bueno, Silvana Prioli presidente do Sindiserv/caxias, Roberto Nascimento historiador, vereador de Farroupilha Juliano Baungarten, Fabiano Feltrin prefeito de Farroupilha, vereador de Caxias Lucas Diel.